Solurb participa do Dia Mundial da Limpeza na APA do Córrego Ceroula

Solurb participa do Dia Mundial da Limpeza na APA do Córrego Ceroula
23/09/2021 |

A Solurb participou no último sábado, 18, do Dia Mundial da Limpeza, iniciativa do Coletivo Lixo Zero e que em Campo Grande foi realizada pelo Instituto Lixo Zero e Revolução Ambiental. A atividade de coleta de lixo e entulhos, que mobilizou dezenas de voluntários, ocorreu na Área de Preservação Ambiental do Córrego Ceroula.

A concentração aconteceu na entrada principal da UEMS, com a presença de 105 voluntários, entre crianças e adultos, que participaram da iniciativa. No local foram distribuídas luvas e sacos de lixo doados pela Solurb, além de água.

Colaboradores da concessionária formaram um dos 5 grupos montados pela organização do evento, cabendo a eles a distribuição de cartilhas educativas sobre manejo da APA do Ceroula, coleta seletiva e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunha. Também foi disponibilizado caminhão para a retirada dos resíduos recicláveis e rejeitos coletados pelos voluntários.

Os voluntários das demais empresas e instituições que participaram do evento promoveram a coleta de lixo nas cachoeiras do Ceuzinho, Inferninho e da Macumba. Entulhos foram retirados das imediações da APA Ceroula.

Iniciativas na área da Educação Ambiental também foram desenvolvidas junto aos moradores e visitantes da região. No total, foi retirada 1,3 tonelada de materiais como vidro, plástico, metal, papel, papelão, rejeitos em geral, pneus e móveis.

De acordo com Dayana Medeiros, organizadora do evento, os resultados foram altamente satisfatórios. "O engajamento da população foi extremamente positivo e para o próximo ano estamos trabalhando no sentido de aumentar o número de voluntários envolvidos", argumentou.

Data mundial

O Dia Mundial da Limpeza é um evento que envolveu mais de 50 milhões de pessoas em 180 países no ano passado. Trata-se de uma ação social global destinada ao combate de toneladas de lixo descartadas de modo incorreto no meio ambiente de todo o planeta.

O Brasil tem 12% da reserva de água doce do mundo e mais de 70% das reservas hídricas do país se concentram na Amazônia, segundo dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Nas últimas décadas, o desmatamento de encostas e das matas e o uso inadequado dos solos têm contribuído para a diminuição dos volumes e da qualidade da água, bem natural insubstituível na vida do ser humano.