Solurb entra na campanha contra o Aedes e abre Ecoponto Panamá no domingo

Solurb entra na campanha contra o Aedes e abre Ecoponto Panamá no domingo
23/01/2020 |

O plano de ação integrada da desencadeado pela prefeitura esta semana no âmbito da campanha “Operação mosquito zero – É matar ou morrer” conta com o apoio da CG Solurb nesta primeira fase que teve início no dia 22 de janeiro e que se estende até a próxima terça-feira, 28.

Neste domingo, 26, o Ecoponto Panamá estará aberto excepcionalmente das 8h às 18h para entrega voluntária e gratuita de resíduos recicláveis (metal, plástico, vidro, papel e papelão), resíduos gerados em construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, além de volumosos (mobílias, sucatas e madeiras) e resíduos provenientes de poda de árvores e galhadas.

 Estes resíduos poderão ser levados pela população até o Ecoponto localizado na Avenida José Barbosa Rodrigues, esquina com a Rua Sagarana, no Bairro Panamá.

A Solurb orienta a população de que o limite diário de 1 metro cúbico/dia por pessoa está mantido também neste domingo, o que equivale, a título de exemplificação, a 2 televisores ou uma geladeira ou 1 sofá.

A megaoperação desencadeada pela prefeitura e parceiros como a Solurb, dentre outros, estabelece uma série de ações de enfrentamento, conscientização e sensibilização sobre os riscos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

As ações contemplarão a limpeza de terrenos públicos, transporte de materiais inservíveis descartados, alocação pontual e temporária dos descartes em locais previamente definidos, fiscalização e autuação de descartes irregulares, visita às casas pelos agentes de combate às endemias para detecção de focos, limpeza, orientação e conscientização da população sobre os riscos e consequências das doenças transmitidas pelo mosquito.

A primeira etapa começou na última quarta-feira, 22, no Bairro Nova Campo Grande, Região do Imbirussu. Até o fim da campanha, que deve durar em torno de dois meses, as sete regiões urbanas da Capital serão atendidas.

Os trabalhos devem durar em torno de sete dias em cada região, respeitando a ordem pré-definida, conforme cronograma descrito abaixo:

1ª Semana – 22 a 28 de janeiro/Imbirussu.

2ª Semana – 29 de janeiro a 4 de fevereiro/Anhanduizinho.

3ª Semana – 5 a 11 de fevereiro/Bandeira.

4ª Semana – 12 a 18 de fevereiro/ Prosa.

5ª Semana – 19 a 25 de fevereiro/Lagoa.

6ª Semana – 26 de fevereiro a 3 de março/Segredo.

7ª Semana – 4 a 10 de março/Centro.